Cena Aberta


Sempre Lilia

Não me recordo de um personagem ruim de Lilia Cabral. Mas fica a dúvida: os personagens que nunca foram ruins ou ela que sempre foi muito boa?

A Catarina causa um sentimento de pena e ao mesmo tempo de raiva, por querermos que ela caia na real e perceba que não vive um casamento feliz e que, por conseqüência, ela não vive, vegeta.

Isso tem muito na vida real, a gente sabe. Contudo, além desses sentimentos ruins, também sentimos muita coisa boa por ela. Ela é simpática, atenciosa, tem um ótimo coração. Esta aí pra provar a filha grávida que ela acolheu.

Mas no capítulo de ontem de A Favorita voltou àquela minha questão: o que fazer com um prêmio de melhor atriz de 2008?

A cena em que Estela vai até sua casa para conversar e ela tenta, ainda assim, dizer que o marido é daquele jeito com todo mundo, brincalhão, e é surpreendida pelo vestido que a Estela havia ganho.. é até difícil explicar. A atuação da Lilia é impecável, foi convincente demais. Apesar de tentar disfarçar, o sofrimento de Catarina era visível. Ela tem o dom de "engolir" esse sofrimento.

Você ri, chora, volta a se divertir, e tudo ao mesmo tempo com a personagem. Ontem, em determinado momento, dava pena vê-la - especialmente quando se declarou ao marido e foi novamente agredida moralmente. Aí ela vai toda bobona até o restaurante, faz amizade com a Estela e tudo mais, e, como se não bastasse, parecia uma criança pedindo cuscuz.

Tudo isso pra repetir: num prêmio de melhor atriz, fazemos o que? Eu nunca tive tanta dificuldade para fazer essa escolha.

0 comentários: