Bastidores da TV

Constatação simples

Repare bem. Os grandes apresentadores da nossa televisão são os mesmos de quase 20 anos. Ou até mais que isso. Não aconteceu, durante o período, o surgimento de nenhum outro valor na função, ainda limitada a Hebe Camargo, Fausto Silva, Silvio Santos, Gugu Liberato, talvez Xuxa, e com boa vontade, Raul Gil.

Nem se pode responsabilizar as emissoras ou alegar falta de oportunidades oferecidas. Foram muitas as tentativas realizadas, além de outras que continuam sendo feitas, mas chama a atenção o fato de que não apareceu mais ninguém em condições de se agregar a este primeiro time. Uma boa parcela dos que aí estão bateu no teto e não consegue passar do quase, isso sem considerar os inúmeros fracassos registrados ao longo do caminho. É um setor da nossa tevê onde não existe renovação e que ainda sobrevive graças ao talento de poucos.

Cala a boca! - 1

A Bandeirantes tenta desmentir a história, dizendo que foi a primeira a realizar debate político na televisão brasileira. A quem querem enganar? E é muito ruim quando isso parte da cabeça do seu Jornalismo, porque, no mínimo, coloca sob suspeita tudo que sai de lá.

Cala boca! - 2

O primeiro debate político da televisão brasileira, em rede nacional, foi realizado entre os candidatos ao governo de São Paulo Franco Montoro e Reynaldo de Barros, em 22 de março de 1982, mediado pelo falecido Ferreira Netto e transmitido pela antiga TV S, hoje SBT. Foi o famoso debate do “cala boca!” Isso é histórico. Não houve nenhum antes deste, sr. Fernando Mitre. A sua memória continua falhando.

Cala boca! - 3

A Bandeirantes afirma que promoveu um debate em 1982, mas mostra imagens de um programa realizado muitos anos depois. Coisa mais feia. Insiste em transformar uma mentira em verdade. E, não bastasse tudo isso, o que vem sendo apresentado, como aquilo, na noite de quinta-feira em São Paulo, pode ter o nome de qualquer coisa, menos de debate. Chato e preguiçoso. Deu ridículos 4 pontos de audiência.

Pé atrás

Patricia Pillar já disse que não perdeu o medo de apanhar na rua por causa da sua personagem Flora em “A favorita”. Algumas pessoas ainda confundem as coisas. Mas, aos poucos, ela voltou a freqüentar restaurantes, os bons, do Rio e São Paulo.

Olha a situação

A baixa audiência de novelas como “Os mutantes” e “Chamas da vida” apresenta efeito negativo…na Globo. Atores, em fim de contrato, hoje colocam um pé atrás quando convidados a trocar de emissora. É claro que a Record representa mercado, mas seus índices de agora assustam um pouco.

Conseqüência

Tanto assim, que “Vendetta”, do Lauro César Muniz, terá basicamente atores do banco de elenco da própria Record. Paloma Duarte e Marcelo Serrado, além de outros, que ainda aparecem em “Os mutantes”.

Caixa

Figurantes que gravam novelas da Globo, em São Paulo, levam cerca de 30 dias para pegar o cachê - cerca de cinqüenta reais. E ainda tem um descontinho. SBT e Band, no entanto, pagam no ato.

Mordomia

Paulo Roberto Falcão não deixa por menos. Tem os seus direitos assegurados em contrato. Por isso mesmo, quando está em São Paulo, hospeda-se no Hyatt, a um quarteirão da Globo. Ainda assim exige carro na porta. Não vai a pé, mas de jeito nenhum.

Outros tempos

Dentro do Projac, o que se comenta é que, na Globo de anos atrás, Galvão Bueno só assinou o seu contrato depois de ver atendidas uma série de exigências. Além, claro, de um excelente salário. Dizem, no entanto, que no próximo não será bem assim.

A propósito

Ronaldo, o Fenômeno, não teve como escapar. Em visita ao hotel da seleção, foi flagrado pelo SporTV e convidado pelo Galvão Bueno, ao vivo, para o “Bem amigos”. Será um programa especial, em homenagem ao jogador. Dia 6 de outubro.

Bate-Rebate

…Ratinho confidenciou a pessoas próximas desta coluna, em Curitiba, que a Bandeirantes será mesmo o seu próximo passo.

…Não existe nenhuma chance de permanecer no SBT. Além de um programa diário na Band, terá um outro aos domingos, a partir de uma ou duas da tarde.

…Kart para pilotos especiais. Destaque de hoje do programa “Auto mais”, duas da tarde, na Rede TV!

…Anote: Hebe Camargo deve assinar novo contrato com o SBT ainda no decorrer deste mês.

…O atual compromisso da apresentadora só terminará em dezembro.

…Alinne Moraes deve continuar em férias na Globo, pelo menos até o começo do ano que vem. E reaparecer, talvez, na novela do Manoel Carlos.

…Luciana Gimenez está na Europa, em férias na Rede TV!

…Oficial: a Record desmente qualquer interesse na contratação de Roberto Carlos.

…Segundo Paulo Franco, responsável pelo Artístico da emissora, nunca foi cogitado qualquer entendimento com o cantor.

…”Três irmãs” estréia segunda, sete da noite, na Globo e parece que existe unanimidade no elenco. Todos elogiam o texto do autor Antonio Calmon.

…O novo “papagaio de pirata” de plantão atende pelo nome de Rodrigo Paiva, assessor de Imprensa da CBF. Está sempre em quadro.

…Leva o título provisório de “Alma selvagem” a nova novela da Bandeirantes. E os artistas que participaram dos testes para escolha do elenco foram avisados que serão obrigados a tirar a roupa em algumas cenas.

0 comentários: