Uma Olimpíada, cinco emissoras



Está chegando a hora. A partir de quarta-feira (mas com abertura oficial na sexta-feira), começa mais uma Olimpíada na vida de todos nós, desta vez em Pequim, na China. Para o telespectador, é momento de virar a noite acordado para acompanhar ao vivo as disputas.Cinco emissoras (duas abertas e três pagas) mostrarão o evento. Eis um pouco de como será o trabalho delas:


Globo: Seus enviados são Galvão Bueno, Mauro Naves, Eric Faria, Régis Rosing, Carlos Gil, Abel Neto, Renato Ribeiro, Pedro Bassan, Marcos Uchoa, Pedro Bial, Ernesto Paglia, César Tralli, Sônia Bridi, Glenda Kozlowski, Tadeu Schmidt, Tande, Gustavo Borges e Oscar. As transmissões serão mais focadas no período da madrugada, iniciando sempre depois do "Jornal da Globo" e indo até mais ou menos 8 da manhã. Nomes como Cléber Machado, Luís Roberto e Rogério Corrêa ficaram no Brasil para se dedicar à cobertura do Campeonato Brasileiro, além de narrar eventos olímpicos dos estúdios no Rio.


Bandeirantes: Mandou time reforçado: Luciano do Valle, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto, Osmar de Oliveira, Álvaro José, Márcio de Castro, Virna, Luísa Parente, Fernando Fernandes, Paloma Tocci, Emmily Virgílio, Sérgio Gabriel, Henri Karan, Felipe Andreoli (CQC) e Guilherme Arruda. A cobertura será "full", começando às 22h (a conferir se isso ocorrerá também em noites de quarta-feira, quando tem o futebol nacional) e se estendendo até 13h em média. Em São Paulo, Téo José, Ulisses Costa, Celso Miranda, Rodrigo Cascino e os demais repórteres darão conta do Brasileirão e da Fórmula Indy.


Sportv: Se desdobrará em cinco canais para mostrar tudo dos Jogos, dedicando-se quase que inteiramente ao evento, exceção às transmissões do Campeonato Brasileiro Séries A e B, e eventos como a Fórmula 1. Enviou à China Luiz Carlos Jr., Milton Leite, Paulo Cesar Vasconcellos, João Carlos Assumpção, Robson Caetano, Victorino Chermont, Tiago Leifert, Bruno Laurence e Marcelo Barreto. Equipe diminuta, mas justificável pois muito material da TV Globo será aproveitado. Além disso, é preciso dar conta de 20 jogos de futebol por fim de semana, o que ocasionará um "esforço de guerra" (entenda-se: o Sportv "pegará emprestado" das afiliadas da Globo em todo o Brasil vários profissionais para, no período dos Jogos, ajudar a completar a equipe tanto na cobertura olímpica quanto especialmente do Brasileirão).


ESPN Brasil: Mostrará os Jogos em seus dois tradicionais canais, prometendo cobertura completa. Enviou os repórteres André Plihal, André Kfouri, Helvídio Mattos, Eduardo Elias, Carla Gomes, João Castelo Branco, Mendel Bydlowski, Marcelo Duarte e Renata Falzoni, além de João Palomino e José Trajano. Não foram enviados mais narradores e comentaristas devido às coberturas paralelas dos jogos dos times paulistas na Rádio Eldorado/ESPN e de alguns campeonatos nacionais da Europa que tem início já na metade de agosto, como o Alemão e o Inglês.


BandSports: Tira toda a programação normal do ar no período olímpico. A exceção será transmissões da Fórmula Indy ao vivo. Além do Sílvio Luiz (que conciliará o canal pago com a Band aberta), foram enviados Carlos Fernando, Ivan Zimmerman, Eduardo Vaz, William Lopes e Elia Júnior. Assim como o Sportv com a TV Globo, o BandSports utilizará-se de muito material jornalístico da TV Bandeirantes.Outras emissoras abertas sem os direitos de transmissão também acompanharão a Olimpíada. A Record, detentora exclusiva dos direitos de Londres 2012, enviou os repórteres Arnaldo Duran, Carla Cecato, Catarina Hong e Roberto Cabrini. O SBT será representado por Sérgio Utsch, Marcelo Torres e Giovana Vitola. E a RedeTV! promete uma cobertura intensa é da Paraolimpíada, que ocorre após a Olimpíada.


Troca-troca em Minas


À 0h de quinta para sexta, aconteceu uma importante troca de emissoras no Leste de Minas Gerais: a TV Leste trocou a Globo pela Record, e a TV dos Vales fez o caminho inverso, trocando a Record pela Globo. É curioso que isso ocorre justamente em um fim de semana onde o Ipatinga, time da região onde fica a TV dos Vales, esteve na tela global, com seu jogo contra o Palmeiras transmitido para São Paulo e parte da rede. Desta forma, São Paulo x Vasco, no Morumbi, foi a primeira partida de futebol mostrada pela mais nova afiliada da Globo. Da parte da Leste, fica a espera pela Liga dos Campeões.


Momento Raridade Rara


O PSN foi um canal esportivo de vida curtíssima, extinto devido a problemas com seus mantenedores (o fundo de investimentos HMTF, aquele mesmo que foi parceiro de Corinthians e Cruzeiro no final dos anos 90). Ao longo de sua existência teve em sua equipe profissionais como Téo José (primeiro narrador do canal), Rogério Corrêa, Mauro Beting, Osmar de Oliveira, Antônio Pétrin, Octávio Muniz, Cândido Garcia, entre outros. O vídeo abaixo traz uma pérola terrível aprontada nesta emissora. Foi em América do México x Boca Juniors, quartas-de-final da Libertadores de 2001. A bola nitidamente vai para fora.Só que o narrador Marcos César - que tinha a mania de encerrar suas transmissões dando um beijo nos dedos indicador e médio, fazer um sinal com eles e dizer "saudades" - conseguiu gritar gol! Só na cabeça dele e do comentarista Lano Brito, que conseguiram ver empurrão duvidoso... É algo tão comédia que tem mais ares de paródia, embora tenham dito isso a sério. O pior é o Lano dizer que "a visão está encoberta pela torcida". Arrã... A PSN só fazia transmissões de seus estúdios em Miami. Somente em alguns jogos no Brasil mesmo que havia algumas coberturas in loco. Vejam e morram de rir.

0 comentários: